A palavra "animação" significa acto ou efeito de animar, dar vida, infundir ânimo, valor e energia e tem origem latina "anima" que era definida como principio vital, sopro, alma.
Partindo de uma perspectiva pessoal, a animação parte do interior do indivíduo e exprime-se nas atitudes, nos gestos, nos comportamentos, nas palavras e nas interacções.
Porem, se interpretamos por grupo caracteriza-se por uma acção de estímulo e mobilização de indivíduos, grupos e colectividades.
A Animação Sociocultural constitui actualmente um campo fundamental da acção educativa que abrange públicos muito diversos (diferentes idades, estatutos sociais, niveis de instrução, ...) e esta presente em áreas de actividade social muito diversificadas (empresas, serviços sociais, vida escolar, administração pública, organizações de saúde, etc.).
Actualmente a acção e o dinamismo que se podem gerar através da animação não estão tanto orientadas para a transformação da realidade social, mas incidem mais sobre as relações sociais. Manifestam-se sobretudo em três perspectivas: como metodologia de intervenção social, como uma forma de acção politica cultural e como função educativa.
Assim, a Animação Sociocultural enquanto metodologia de intervenção social serve-se de instrumentos que indicam como fazer determinadas acções para se atingir metas e objectivos especificos, sendo que é de salientar o facto de esta metodologia se apoiar numa pedagogia participativa.
Por outro lado, pode ser implementada como forma de acção politica cultural que se manifesta através de um conjunto de acções dos poderes públicos (politica cultural) com o objectivo de promover a cultura junto de todos os públicos.
Por último, sob um ponto de vista educativo, a Animação Sociocultural pode ser uma actividade educativa-formativa, apoiada essencialmente na educação não formal, que promova, encoraje, desperte inquietações, motive para a acção, suscite potencialidades presentes nos indivíduos, grupos e comunidades.
O animador deve ser mais do que um mediador de conhecimentos, deve ajudar a organizar os saberes e facilitar a aprendizagem, de forma a ajudar os sujeitos a manifestarem-se e suscitar-lhes as potencialidades escondidas.
Concordo plenamente quando mencionas que "A Animação Sociocultural constitui actualmente um campo fundamental da acção educativa que abrange públicos muito diversos (diferentes idades, estatutos sociais, niveis de instrução, ...) e esta presente em áreas de actividade social muito diversificadas (empresas, serviços sociais, vida escolar, administração pública, organizações de saúde, etc.)" Sabemos efectivamente que é o nosso trabalho futuro, enquanto Animadores Socioculturais e Educadores Socioprofissionais. Esta é a nossa realidade e teremos que trabalhar nela com todo o empenho e profissionalismo.
ResponderEliminarPara além de termos de intervir nela com todo o empenho, precisamos ainda de reafirmar e demonstrar a importancia dos nossos profissionais nestas instituiçoes.
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