terça-feira, 21 de junho de 2011

Organização do Sistema Educativo Português








Nestes organigramas é apresentada a estrutura do Sistema Educativo Português tendo em conta quatro aspectos: os ministérios que tutelam a educação e o ensino em Portugal; a natureza juridica; a natureza pedagógica e por fim são apresentados os niveis de educação e ensino no nosso país.
Esta análise realizada ao longo das aulas foi apoiada na Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei Nº 46/86 de 14 de Outubro, disponibilizada pela DGES em http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/AE6762DF-1DBF-40C0-B194-E3FAA9516D79/1766/Lei46_86.pdf

Breve resumo de Animação Sociocultural

A palavra "animação" significa acto ou efeito de animar, dar vida, infundir ânimo, valor e energia e tem origem latina "anima" que era definida como principio vital, sopro, alma.
Partindo de uma perspectiva pessoal, a animação parte do interior do indivíduo e exprime-se nas atitudes, nos gestos, nos comportamentos, nas palavras e nas interacções.
Porem, se interpretamos por grupo caracteriza-se por uma acção de estímulo e mobilização de indivíduos, grupos e colectividades.
A Animação Sociocultural constitui actualmente um campo fundamental da acção educativa que abrange públicos muito diversos (diferentes idades, estatutos sociais, niveis de instrução, ...) e esta presente em áreas de actividade social muito diversificadas (empresas, serviços sociais, vida escolar, administração pública, organizações de saúde, etc.).
Actualmente a acção e o dinamismo que se podem gerar através da animação não estão tanto orientadas para a transformação da realidade social, mas incidem mais sobre as relações sociais. Manifestam-se sobretudo em três perspectivas: como metodologia de intervenção social, como uma forma de acção politica cultural e como função educativa.
Assim, a Animação Sociocultural enquanto metodologia de intervenção social serve-se de instrumentos que indicam como fazer determinadas acções para se atingir metas e objectivos especificos, sendo que é de salientar o facto de esta metodologia se apoiar numa pedagogia participativa.
Por outro lado, pode ser implementada como forma de acção politica cultural que se manifesta através de um conjunto de acções dos poderes públicos (politica cultural) com o objectivo de promover a cultura junto de todos os públicos.
Por último, sob um ponto de vista educativo, a Animação Sociocultural pode ser uma actividade educativa-formativa, apoiada essencialmente na educação não formal, que promova, encoraje, desperte inquietações, motive para a acção, suscite potencialidades presentes nos indivíduos, grupos e comunidades.
O animador deve ser mais do que um mediador de conhecimentos, deve ajudar a organizar os saberes e facilitar a aprendizagem, de forma a ajudar os sujeitos a manifestarem-se e suscitar-lhes as potencialidades escondidas.

Animação Sociocultural

Um Toque

"Olhou-me fixamente nos olhos
E abriu um sorriso inocente.
Tinha pouco mais de um metro,
Olhos vivos e expressivos,
Cabelo desalinhado,
Estava cansado das corridas
Mas uma alegria extrema transparecia
No olhar, na face rosada, na camisa por fora dos calções.
Tocou-me na perna e foi-se.
Ainda hoje não sei porque parou.
Algo lhe despertou o interesse.
Talvez a quietude ou o olhar triste e vazio.
Sei apenas que passou por mim e parou.
Não falou.
Não fez qualquer pergunta.
Mas disse tudo o que precisava de ouvir:
Que havia alegria,
Que havia esperança,
Que o mundo tem futuro.
Que é possivel comunicar
Sem fazer grandes discursos, sem tirar muitos diplomas.
Simplesmente acreditar
E viver e sorrir
E amar."

Madelena Rubalinho, "O Método da Animação - Manual do Formador"